Os julgamentos de Denethor sobre Faramir

Faramir filho de Denethor, regente de Gondor, e irmão de Boromir, capitão de Gondor. Nas obras de J.R.R Tolkien, diante de grandes maravilhas criada pelo mesmo sempre existia algo que nos fazia pensar.

Em Gondor, diante da guerra do anel, Osgiliath, a sua última fronteira foi reconquistada através do comando de Boromir. Na chegada de Denethor ele vangloria Boromir com todo o direito, porém, desonra Faramir quando o mesmo pede para ir ao conselho de Valfenda, mas Denethor não queria ser contrariado e convoca o próprio Boromir para isto.
Denethor não sabia quão honrado era seu filho Faramir que foi o único que não caiu em tentação do Um Anel.

Depois do conselho de Valfenda, a passagem da Sociedade do Anel por Moria e a fuga em Amon Hen, Faramir encontra seu irmão morto em uma pequena jangada no rio Anduin. O Fim da Guerra do Anel estava prestes, porém Mordor atacaria Gondor.

Faramir avisa seu pai sobre a morte de seu irmão. Denethor sempre gostou muito mais de Boromir e julgava de Faramir ser fraco. Quando as forças de Mordor dominaram Osgiliath, o próprio Faramir se encarregou de avisar seu pai que disse as seguintes palavras, friamente:

“Queria que você tivesse morrido em vez de seu irmão.”

Faramir mais uma vez desonrado. Foi na tentativa forçada de Faramir, de retomar Osgiliath em que o mesmo foi gravemente ferido. Seu cavalo retornou para Minas Tirith e Denethor acolheu seu corpo com muita dor. Acreditando na incerta morte de Faramir, providenciou a cremação viva dos dois; que não foi concluída na intervenção de Gandalf e Pippin.

De certa forma, Faramir estava vivo e sobreviveu diante de toda a guerra do anel até o reinado de Aragorn em Gondor.

Podemos perceber que Tolkien queria demonstrar a realidade. Queria demonstrar que até os próprios pais injustiçariam seus filhos, mas que nenhum deles conseguiriam viver com a dor de perdê-los. Podemos tomar diversas notas entre os julgamentos de Denethor entre Faramir, mas o mais apto é este.

Explore posts in the same categories: Redações

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: